Primeira Comunhão ou primeira Eucaristia




Primeira Comunhão e Eucaristia- 
O que é ?



Está chegando o Dia da primeira comunhão.
Sei que todos devem estar ansiosos , cada um com uma ideia na cabeça, será o que é a primeira comunhão? De certa maneira cada um pensa e está certo, sempre que pensamos com bondade e praticamos o bem estamos corretos , pra ajudar a organizar este montão de idéias coloquei uma página do blog catequese católica, vale a pena dar uma lida antes do dia da primeira comunhão.
No dia da Primeira Comunhão vamos receber pela primeira vez, a hóstia consagrada.



A hóstia é consagrada por Cristo Nosso Senhor, presente em todos os lugares e na santa missa, se utiliza do padre e da palavra que é a Bíblia Sagrada, para transmitir sua mensagem. Jesus Cristo Mensageiro de Deus e Exemplo de Humildade, Benevolência, Humanidade.
Porque dizemos que a hóstia é o corpo e o sangue de cristo? Cristo na Santa Seia , lembrada pelas palavras do padre ao receber a benção, antes de ser morto partiu o pão e deu vinho a seus discípulos dizendo que era o seu corpo e sangue, assim o padre faz na santa missa, a igreja católica se utiliza de símbolos para transmitir mensagem e história de Jesus Cristo, alem do simbolismo a hóstia e o vinho é o corpo de cristo , apenas as pessoas que conhecem a história de Jesus e receberam o catecismo é permitido receber a hóstia.


O que é Eucaristia


Eucaristia significa reconhecimento, ação de graças, em grego, é uma celebração da Igreja Católica, para lembrar da morte e ressurreição de Jesus Cristo, é também chamada de comunhão.

A eucaristia é o próprio sacrifício do corpo e do sangue de Jesus, é o banquete de Deus, onde ele reparte o pão e o vinho, representado pela hóstia, e relembrando o momento que Jesus o fez, com seus apóstos, e cada indivíduo tem o direito de fazer a comunhão. Antes da comunhão, as pessoas têm que estar livres dos seus pecados, fazendo a confissão para um padre.


Eucaristia na Bíblia

Segundo os textos no Novo Testamento, eucaristia é o rito cultual (sacramento e sacrifício) instituído por Jesus Cristo na última ceia no qual Ele mesmo se oferece a Deus e se comunga o Seu corpo e sangue em que se converteram substancialmente as espécies pão e vinho. Neste rito sacramental comemora-se a paixão e morte de Jesus.

No Novo Testamento este rito era realizado no contexto de uma refeição comunitária (ágape), mas cedo se converteu num rito independente unido à pregação do evangelho. A Eucaristia apresenta analogia com a refeição pascal dos Judeus, devido ao fato de a última ceia ter sido celebrada segundo o rito judaico da Páscoa.

A dupla afirmação "isto é o meu corpo" e "isto é o meu sangue" e a separação dos elementos da vida (corpo e sangue representados no pão e vinho) simbolizam e atualizam (de acordo com Marcos 14:24) a morte de Cristo como vítima: o corpo que é imolado e o sangue que é derramado, em clara referência ao sacrifício do Calvário.
Em Inácio de Antioquia (no ano 110), o rito recebe pela primeira vez o nome Eucaristia e afirma-se como o centro do culto que os cristãos praticam juntamente com a leitura de textos sagrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário